quinta-feira, 28 de junho de 2012

A História da Publicidade na Internet


Em 1995 a Netscape introduziu um browser que facilitava o acesso aos sites.
Inicialmente era tudo um repositório de texto, imagens e som, com ligações (links) entre
eles. Em seguida aparecem os pioneiros diretórios de sites, como AltaVista e Yahoo, que
possibilitam a organização e categorização da informação.

Nesta fase, a publicidade era contratada individualmente e de forma manual entre
o “Publisher” (os donos da informação) e os "Advertisers" (os anunciantes).

Baseada na forma como a publicidade era contratada nos meios off-line (jornais
e revistas), o modelo CPM (baseado no número de leitores dos jornais ou revistas),
significa "Custo Por Mil impressões", a publicidade online foi transacionada nos primeiros
tempos num modelo CPM (número de vezes que é mostrado o anúncio) ou em modelo de
período de permanência da publicidade no site.

No entanto, como na internet a publicidade pode provocar uma ação imediata, um
clique, que pode ser facilmente contabilizado, surgiu então um novo modelo de cobrar:
CPC "Custo Por Clique" (Cost Per Click). E neste caso a anunciante não paga pela
visualização da publicidade, mas sim pelo clique na publicidade.

A grande revolução que este modelo trouxe foi um atrativo diferenciado para os
anunciantes, pois possibilita medir em tempo real os resultados da publicidade otimizando
seus investimentos em comunicação. Os anunciantes deixam de ter o risco de colocarem o
anuncio num site e este não ter impactos nos utilizadores: esse risco passa para o "Publisher"
que passa a receber apenas se a publicidade for bem sucedida e existirem muitos cliques na
publicidade.

Esse acontecimento dinamizou a publicidade na Internet, facilitando o acesso dos
usuários a temas de seu interesse, e tornando viável aos anunciantes segmentarem anúncios
em sites de interesse do seu público alvo.

O publicitário Marcelo Sant’iago faz um apanhado do envolvimento das agências de
publicidade no Brasil com a Internet.

“As agências pioneiras no desenvolvimento de campanhas na Internet foram J. Walter
Thompson, DM9, Almap e DPTO, entre 1995 e 1996. Na mesma época as agências Publicis e
Norton criaram uma produtora web chamada InterNort.

Outras agências se destacaram na utilização da web para veicular publicidade: FNazca,
Grotera, Euro, WBrasil e McAnn.

“Mais recentemente a Hello, agência especializada, pertencente à Agência África, e a
unidade digital da Young & Rubican”.




A evolução do espaço publicitário na Web e A Era da Convergência



A evolução do espaço publicitário na Web

O espaço publicitário na Internet que começa reproduzindo as práticas e métodos dos
veículos convencionais rapidamente evolui para assumir características próprias: quanto
à linguagem de seu conteúdo, a interação entre anunciante-publisher-público, assim como
desenvolve uma metodologia própria para avaliação de resultados e de precificação, como
podemos observar na tabela, elaborada por Marco Gomes.

A Era da Convergência

Cronologia dos Avanços Digitais

• 2001 - Graças aos avanços da tecnologia, explode o número de rádios e TVs on line no
mundo gerando novas oportunidades de negócios ainda sem precedentes.


• 2002 - A Internet definitivamente reduz o custo operacional em vários segmentos e
novos meios de comunicação, como o VOIP (voz sobre IP), passam ser realidade em
diversas corporações, alterando profundamente a cultura das empresas.

1 - O Impacto da internet no cotidiano das pessoas já se reflete no comércio
tradicional. As compras pela internet passam a fazer parte do cotidiano dos
consumidores modernos.

• 2003 - Domínios da Internet, no Brasil, ultrapassam a marca de 400.000.

1- Redes de comunicação sem fios já são realidade no Brasil.
Cresce vertiginosamente o uso de banda larga nos domicílios do Brasil.

• 2004 - Parlamentares discutem no congresso uma nova lei para regulamentar a TV
Digital no Brasil, a convergência de tecnologias e suas aplicações dão o tom da futura
Internet.


1- Internet via satélite ganha impulso no Brasil.
• 2005 - A Internet com TV digital entra em testes no Brasil.
1 - Aparelhos celulares de 3ª geração, com banda larga, já são realidade no Brasil.
Novas aplicações surgem com celulares e palms.
2 - O mercado de telecomunicações entra em guerra com o Voip. Nova
regulamentação é sugerida pelas teles e a corrida tecnológica em busca de
patentes entra em ritmo acelerado.

3 - Telefônica anuncia a marca de 1.000.000 de usuários Speedy (Banda Larga).


A revolução digital parece não ter fim.

A Internet oferece o suporte e a interface adequados para a convergência dos meios de
comunicação. O volume de informações é gigantesco e a disputa por espaços na mente do
consumidor faz necessária a conjugação e a otimização de todos os veículos para obter a sua
atenção.



A Internet abre uma nova etapa no desenvolvimento da publicidade. Permite reunir
todos os veículos de comunicação anteriores em um só, ao mesmo tempo em que se constitui
em plataforma para sua integração.

Oferece novas linguagens a serem apropriadas pelos produtores de conteúdo. Trata-se
de um novo desafio para os comunicadores de forma geral e, para os publicitários de forma
particular.

É preciso considerar outra forma de compreender a convergência, pelo viés da sinergia
entre a Internet e os veículos tradicionais, como demonstra o case vencedor do prêmio
máximo de Cannes em 2010.

“Este ano, o Titanium ficou para a rede varejista de eletroeletrônicos americana
BestBuy. Seus vendedores, batizados de exército azul por causa do uniforme que usam nas
lojas, foram para o Twitter responder a dúvidas de consumidores. Uma campanha que, apesar
de usar o moderno recurso do miniblog, fez um comercial em televisão aberta para divulgar o
site da empresa e o seu endereço Twitter (@twelpforce).É uma campanha que busca cativar o
consumidor com uma prestação de serviço e não apenas bradando que tem o melhor preço da
praça”constata Marili Ribeiro no blog.

Cyber Lions para o Brasil em Cannes

PRATA: “House” – SunMRM, para IHDI Estação do Bem Estar

BRONZE: “Jump Higher, Feel Better” – DM9DDB para Cia Ahtlética










Referências e Fontes:

• http://www.internetworldstats.com/stats.htm

• http://www.darpa.mil/body/arpa_darpa.html

• http://pt.wikipedia.org/wiki/ARPA

• http://info.cern.ch/

• http://www.thestandard.com/article/0,1902,5466,00.html

• http://www.internetworldstats.com/stats.htm

• http://almanaque.folha.uol.com.br/ciencia70.htm

• http://saci.org.br/?modulo=akemi&parametro=2006

• http://www.clubevirtual.com/org/historia_da_internet.shtml

• http://batjedi.spaceblog.com.br/103340/A-Internet-e-suas-Aplicacoes-Conceito-BOM-
Senac-2008-1/

• http://www.educacaoeciberespaco.net/blog/?tag=historia-da-internet

• http://www.slideshare.net/marcogomes/a-evoluo-do-espao-publicitrio-na-web-
1233088

• http://blogs.estadao.com.br/marili-ribeiro/category/cannes-2010/

• http://www.ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?
canal=12&canallocal=43&canalsub2=138&id=617

• Recuero, Raquel - Redes Sociais na Internet, Ed. Sulina, Porto Alegre, 2009

• Castells, Manuel - A Galáxia da Internet, Jorge Zahar Editor Ltda., Rio de Janeiro,
2003


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