A internet faz parte do dia-a-dia da grande maioria da população mundial, e dentro
desse ambiente uma nova forma de comunicação vem ganhando bastante destaque
nos últimos anos, são elas as redes sociais da internet. Para compreender como se
deu a evolução das redes sociais na internet, é necessário um breve relato histórico
sobre o seu surgimento. Iremos mapear as redes de maior relevância e observar as
características de cada uma. Nesse primeiro momento iremos traçar toda a trajetória
das primeiras redes sociais até chegarmos as mais populares redes sociais da atualidade.
Ao contrário do que muitos pensam falar de Redes Sociais não necessariamente
significa falar de internet, o conceito das redes sociais é algo bem mais antigo que
nossa famosa web. Redes sociais representa gente, interação social, troca social.
Falar do surgimento das redes sociais nos leva ao início da civilização onde o homem
se reunia em torno de uma fogueira para compartilhar gostos e interesses.
As Redes sociais surgem exatamente dessa necessidade do ser humano em
compartilhar com o outro, criar laços sociais que são norteados por afinidades entre
eles. Dessa forma, entendemos redes sociais como qualquer grupo que compartilhe de um
interesse em comum, um ideal, preferencia, etc. Exemplos de redes sociais: Clube
de futebol, igreja, sala de aula, empresa. Quando essa interação social parte para o
ambiente online, nesse momento temos as chamadas redes sociais digitais, estas tem
passado costantemente por uma série de evoluções.
A Evolução das Redes Sociais
Após o surgimento da internet, logo em seguida na década de 90 a web seria
idealizada por Tim Berners-Lee, que tinha como propósito inicial o compartilhamento
de arquivos com seus amigos. Com o advento da web, os e-mails apareciam como a
primeira forma de relacionamento nainternet. A troca de mensagens por e-mail era a
única forma de comunicação e troca de arquivos disponíveis para os usuários.
Também conhecida como correio eletrônico (tradução da palavra e-mail para
português) essa forma de interação entre os usuários é mantida até os dias de hoje.
Com o passar dos anos e o aumento considerável no número de internautas,
foi sentida a necessidade da criação de uma ferramenta de comunicação mais
abrangente e que permitisse uma ampliação nas redes de contatos. Haja vista que
as mensagens eram limitadas somente a usuários dos quais se tinha o endereço
eletrônico, por esse motivo as mensagens recebidas não poderiam ser repassadas
com facilidade.
AOL Instant Messenger (1997)
Um dos primeiros provedores de internet, a América Online foi uma das pioneiras na
categoria bate-papo, com o AOL Messenger as primeiras mensagens instantâneas
começavam a ser enviadas pela internet no ano de 1997. Mesmo com o acesso
limitado aos assinantes do provedor, o AOL Messenger teve um papel importante na
popularização das mensagens instantâneas.
Sixdegress
Também em 1997 a primeira rede social que permitiu a criação de um perfil virtual,
bem como a publicação e listagem de contatos, foi a Sixdegress. Segundo Nickson,
Cristopher (2009) Esse novo modelo de rede social passou a permitir a visualização
de perfis de terceiros. Após esse modelo de rede social, várias outras semelhantes
foram criadas.
Friendster (2002)
Durante esse período entre 1997 e 2002 várias redes sociais foram criadas, uma
das redes sociais dessa época que mais se aproxima do formato atual é a rede
chamada Friendster. Essa rede social conquistou muitos internautas, pesquisas
feitas na época revelaram que 1 em cada 126 usuários utilizavam essa rede social.
Com o conceito de circulo de amizades a Friendster encorajava laços de
relacionamento entre pessoas com interesses em comum. Seguindo o mesmo perfil da
Sixdegrees ela também permitia a criação e divulgação de perfis e listas de contatos.
A Friendster registrou mais de três milhões de usuários cadastrados, assim como o
grande número de usuários os problemas técnicos enfrentados pela rede social eram
constantes. Atualmente ele ainda possui muitos usuários na Ásia.
My Space 2003
Logo após o sucesso da Friendster surgia à rede social conhecida como My Space,
ela por sua vez era concebida como o “clone” da Friendster uma espécie de nova
versão. Uma curiosidade a respeito dessa rede social foi a sua primeira versão feita,
apressadamente, segundo relatos à rede social foi codificada em apenas dez dias.
Com o aperfeiçoamento o My Space se destacou por se mostrar uma rede social
totalmente interativa, com espaços para músicas fotos e um blog que pode ser
personalizado por cada usuário. O My space se tornaria uma das redes sociais mais
populares do mundo, principalmente nos Estados Unidos.
LinkedIn: A rede social dos empresários (2003)
Lançada no ano de 2003, o Linkedin aparecia com uma proposta totalmente diferente
das redes sociais daquela época. Ao contrário das demais essa rede social não
tinha como foco a integração de grupos de amizades com interesses em comum.
O assunto era profissional; conhecida como uma recurso para os empresários que
queiram se comunicar com os outros profissionais o Linkedin trata a ligação entre os
usuários com o termo conexões e não contatos como nas demais redes.
Web 2.0 e as redes sociais
O grande “Boom” das redes sociais aconteceu em 2004 com a chegada da web 2.0,
ela que por sua vez indicava a chegada da segunda geração de comunidades, uma
espécie de evolução da web criada nos anos 90. Entre janeiro de 1994 á janeiro
Essa evolução não estava ligada a atualizações técnicas, mas, a uma nova forma
de utiliza-la e encara-la, tanto pelos seus usuários como também pelos próprios
desenvolvedores.
Apesar de muitos identificarem essa nova termologia como apenas uma estratégia de
marketing, o fato é que exatamente no ano de 2004 seria lançada a rede social que
surgiria como um grande fenômeno no Brasil e no mundo.
A Chegada do Orkut (2004)
O Orkut foi criado pelo engenheiro turco e funcionário do Google chamado Orkut
Büyükkokten, ele que levaria seu nome a rede social, criou o Orkut com a proposta de
possibilitar aos usuários a criação de novas amizades. Em seu lançamento o público
alvo seria os internautas americanos.
No entanto, a rede social faria maior sucesso em dois países em especial o Brasil
e a Índia. O Orkut se tornou uma febre, inicialmente era necessário o envio de um
convite por parte de algum amigo que já estava participando da rede. Isso gerou uma
enorme interação por parte dos usuários que dessa forma rapidamente difundiram o
uso do Orkut.
Fundação do Facebook (2004)
No mesmo ano outra rede social era criada, no inicio chamado de The Facebook,
o Facebookseria fundado pelos ex-estudantes da Universidade de Harvard Mark
Zuckerber, Dustin Moskovitz,Eduardo Saverin e Cris Hughes.
No seu inicio funcionaria de forma restrita somente para os estudantes de Harvard.
Com o passar do tempo foi expandindo para outros campos estudantis e somente em
2006, qualquer usuário com mais de 13 anos poderia criar o seu perfil no Facebook.
Este conteúdo está lhe ajudando? Indique para seus amigos no Google
Chegada do Twitter (2006)
No ano de 2006 criado pela Obvios Corp, seria lançada a rede social Twitter, até
então considerada a mais inovadora no que se refere à velocidade da informação. O
termo Twitter foi inspirado no som de um pássaro que emite sons para comunicar os
demais pássaros sua atual localização e atividade.
Com características bem diferentes das demais redes sociais, e com apenas 140
caracteres para publicação de algum conteúdo o Twitter passou alguns anos no
anonimato. O Orkut até meados de 2008 era grande preferência da maioria dos
brasileiros, mas, a partir do ano de 2009 o Twitter foi conquistando cada vez mais
espaço se tornando hoje uma das principais redes sociais do mundo.
Chegada do Google+(2011)
Após algumas tentativas frustradas de lançar uma rede social que realmente fizesse
sucesso, o Google lançou o novo projeto chamado de Google+ ou plus. A gigante das
buscas lancaria seu novo projeto dando destaque nos círculos e a Social Search.
A ideia inicial da rede Google+ seria permitir uma interação dos usuário de maneira
seletiva, dividindo em círculos cada grupo de amizade. Utilizando ferramentas como o
Hangout onde é possível fazer uma conferência em tempo real com vários usuários, o
Google trouxe a presença de grandes artitas para representar a rede social.
O sucesso de cadastros no Google+
A rede social teve um pico de 90milhões de cadastros, um verdadeiro sucesso. No
entanto, isso não se converte em usuários ativos na rede social, principalmente no
Brasil onde a grande favorita ainda é o Facebook. O Google recentemente criou a
Search your world onde relaciona diretamente o Google+ com os resultados de busca.
Hoje as redes sociais são utilizadas por internautas de todas as idades, e em todo
Hoje as redes sociais são utilizadas por internautas de todas as idades, e em todo
mundo. Além dos milhares de internautas presentes nas redes, várias empresas estão
participando desse ambiente digital. Hoje o planejamento estratégico para as redes
sociais é fundamental.
Boom das mídias Sociais
Após o grande “Boom” das redes sociais em 2010/2011 entramos no ano de 2012 com
um novo cenário onde as redes sociais deixaram de ser vistas como algo passageiro,
para desempenhar um papel fundamental como ferramenta de comunicação em
tempo real. Empresas, usuários, profissionais ou não eles estão na internet e
acessando as redes sociais.
Cuide da sua imagem nas redes sociais
Vez ou outra, os jornais online e offline estão falando sobre o poder das redes sociais
e como elas tem desenvolvido esse papel no novo cenário da comunicação digital.
Muitos sabem usar essas ferramentas ao seu favor, porém, tantos outros tem se
prejudicado bastante com o mal uso dessas ferramentas.
Empresas que se prejudicam em seu mercado por não ter um planejamento
estratégico no momento da utilização dessa ferramenta, profissionais perdendo os
seus empregos pela falta de bom senso no momento de “tweetar” ou postar no “face”.
Abaixo uma pequena discussão sobre os cuidados com o que você fala na internet, e
como isso pode prejudicar seu trabalho e uma possível contratação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário