terça-feira, 26 de junho de 2012

Redes Sociais: Surgimento e evolução



A internet faz parte do dia-a-dia da grande maioria da população mundial, e dentro 
desse ambiente uma nova forma de comunicação vem ganhando bastante destaque
nos últimos anos, são elas as redes sociais da internet. Para compreender como se
deu a evolução das redes sociais na internet, é necessário um breve relato histórico 
sobre o seu surgimento. Iremos mapear as redes de maior relevância e observar as 
características de cada uma. Nesse primeiro momento iremos traçar toda a trajetória 
das primeiras redes sociais até chegarmos as mais populares redes sociais da atualidade.

Ao contrário do que muitos pensam falar de Redes Sociais não necessariamente 
significa falar de internet, o conceito das redes sociais é algo bem mais antigo que 
nossa famosa web. Redes sociais representa gente, interação social, troca social. 
Falar do surgimento das redes sociais nos leva ao início da civilização onde o homem 
se reunia em torno de uma fogueira para compartilhar gostos e interesses.

As Redes sociais surgem exatamente dessa necessidade do ser humano em 
compartilhar com o outro, criar laços sociais que são norteados por afinidades entre 
eles. Dessa forma, entendemos redes sociais como qualquer grupo que compartilhe de um 
interesse em comum, um ideal, preferencia, etc. Exemplos de redes sociais: Clube 
de futebol, igreja, sala de aula, empresa. Quando essa interação social parte para o 
ambiente online, nesse momento temos as chamadas redes sociais digitais, estas tem 
passado costantemente por uma série de evoluções.

A Evolução das Redes Sociais

Após o surgimento da internet, logo em seguida na década de 90  a web seria 
idealizada por Tim Berners-Lee,  que tinha como propósito inicial o compartilhamento 
de arquivos com seus amigos. Com o advento da web, os e-mails apareciam como a 
primeira forma de relacionamento nainternet. A troca de mensagens por e-mail era a 
única forma de comunicação e troca de arquivos disponíveis para os usuários.

Também conhecida como correio eletrônico (tradução da palavra e-mail para 
português) essa forma de interação entre os usuários é mantida até os dias de hoje.

Com o passar dos anos e o aumento considerável no número de internautas, 
foi sentida a necessidade da criação de uma ferramenta de comunicação mais 
abrangente e que permitisse uma ampliação nas redes de contatos. Haja vista que 
as mensagens eram limitadas somente a usuários dos quais se tinha o endereço 
eletrônico, por esse motivo as mensagens recebidas não poderiam ser repassadas 
com facilidade.

AOL Instant Messenger (1997)



Um dos primeiros provedores de internet, a América Online foi uma das pioneiras na
categoria bate-papo, com o AOL Messenger as primeiras mensagens instantâneas 
começavam a ser enviadas pela internet no ano de 1997. Mesmo com o acesso 
limitado aos assinantes do provedor, o AOL Messenger teve um papel importante na 
popularização das mensagens instantâneas.

Sixdegress



Também em 1997 a primeira rede social  que permitiu a criação de um perfil virtual, 
bem como a publicação e listagem de contatos, foi a Sixdegress. Segundo Nickson, 
Cristopher (2009) Esse novo modelo de rede social passou a permitir a visualização 
de perfis de terceiros. Após esse modelo de rede social, várias outras semelhantes 
foram criadas.

Friendster (2002)



Durante esse período entre 1997 e 2002 várias redes sociais foram criadas, uma 
das redes sociais dessa época que mais se aproxima do formato atual é a rede 
chamada Friendster.  Essa rede social  conquistou muitos internautas, pesquisas 
feitas na época revelaram que 1 em cada 126 usuários utilizavam essa rede social.
Com o conceito de circulo de amizades a Friendster encorajava laços de 
relacionamento entre pessoas com interesses em comum. Seguindo o mesmo perfil da 
Sixdegrees ela  também permitia a criação e divulgação de perfis e listas de contatos.
A Friendster registrou mais de três milhões de usuários cadastrados, assim como o 
grande número de usuários os problemas técnicos enfrentados pela rede social eram 
constantes. Atualmente ele ainda possui muitos usuários na Ásia.

My Space 2003



Logo após o sucesso da Friendster surgia à rede social conhecida como My Space, 
ela por sua vez era concebida como o “clone” da Friendster uma espécie de nova 
versão. Uma curiosidade a respeito dessa rede social foi a sua primeira versão feita, 
apressadamente, segundo relatos à rede social foi codificada em apenas dez dias.
Com o aperfeiçoamento o My Space se destacou por se mostrar uma rede social 
totalmente interativa, com espaços para músicas fotos e um blog que pode ser 
personalizado por cada usuário. O My space se tornaria uma das redes sociais mais 
populares do mundo, principalmente nos Estados Unidos.

LinkedIn: A rede social dos empresários (2003)



Lançada no ano de 2003, o Linkedin aparecia com uma proposta totalmente diferente 
das redes sociais daquela época. Ao contrário das demais essa rede social não 
tinha como foco a integração de grupos de amizades com interesses em comum. 
O assunto era profissional; conhecida como uma recurso para os empresários que 
queiram se comunicar com os outros profissionais o Linkedin trata a ligação entre os 
usuários com o termo conexões e não contatos como nas demais redes.

Web 2.0 e as redes sociais

O grande “Boom” das redes sociais aconteceu em 2004 com a chegada da web 2.0, 
ela que por sua vez indicava a chegada da segunda geração de comunidades, uma 
espécie de evolução da web criada nos anos 90. Entre janeiro de 1994 á janeiro
Essa evolução não estava ligada a atualizações técnicas, mas, a uma nova forma 
de utiliza-la e encara-la, tanto pelos seus usuários como também pelos próprios
desenvolvedores.
Apesar de muitos identificarem essa nova termologia como apenas uma estratégia de 
marketing, o fato é que exatamente no ano de 2004 seria lançada a rede social que 
surgiria como um grande fenômeno no Brasil e no mundo.

A Chegada do Orkut (2004)  



O Orkut foi criado pelo engenheiro turco e funcionário do Google chamado Orkut 
Büyükkokten, ele que levaria seu nome a rede social, criou o Orkut com a proposta de 
possibilitar aos usuários a criação de novas amizades. Em seu lançamento o público 
alvo seria os internautas americanos.
No entanto, a rede social faria maior sucesso em dois países em especial o Brasil 
e a Índia. O Orkut se tornou uma febre, inicialmente era necessário o envio de um 
convite por parte de algum amigo que  já estava participando da rede. Isso gerou uma 
enorme interação por parte dos usuários que dessa forma rapidamente difundiram o 
uso do Orkut.

Fundação do Facebook (2004)  



No mesmo ano outra rede social era criada, no inicio chamado de The Facebook, 
o Facebookseria fundado pelos ex-estudantes da Universidade de Harvard Mark 
Zuckerber, Dustin Moskovitz,Eduardo Saverin e Cris Hughes.
No seu inicio funcionaria de forma restrita somente para os estudantes  de Harvard. 
Com o passar do tempo foi expandindo para outros campos estudantis e somente em 
2006, qualquer usuário com mais de 13 anos poderia criar o seu perfil no Facebook.
Este conteúdo está lhe ajudando? Indique para seus amigos no Google
  

Chegada do Twitter (2006)



No ano de 2006 criado pela Obvios Corp, seria lançada a rede social Twitter, até 
então considerada a mais inovadora no que se refere à velocidade da informação. O 

termo Twitter foi inspirado no som de um pássaro que emite sons para comunicar os 
demais pássaros sua atual localização e atividade.
Com características bem diferentes das demais redes sociais, e com  apenas 140 
caracteres para publicação de algum conteúdo o Twitter passou alguns anos no 
anonimato.  O Orkut até meados de 2008 era grande preferência da maioria dos 
brasileiros, mas, a partir do ano de 2009 o Twitter foi conquistando cada vez mais 
espaço se tornando hoje uma das principais redes sociais do mundo.

Chegada do Google+(2011)  



Após algumas tentativas frustradas de lançar uma rede social que realmente fizesse 
sucesso, o Google lançou o novo projeto chamado de Google+ ou plus. A gigante das 
buscas lancaria seu novo projeto dando destaque nos círculos e a Social Search.

A ideia inicial da rede Google+ seria permitir uma interação dos usuário de maneira 
seletiva, dividindo em círculos cada grupo de amizade. Utilizando ferramentas como o 
Hangout onde é possível fazer uma conferência em tempo real com vários usuários, o 
Google trouxe a presença de grandes artitas para representar a rede social.

O sucesso de cadastros no Google+

A rede social teve um pico de 90milhões de cadastros, um verdadeiro sucesso. No 
entanto, isso não se converte em usuários ativos na rede social, principalmente no 
Brasil onde a grande favorita ainda é o Facebook. O Google recentemente criou a 
Search your world onde relaciona diretamente o Google+ com os resultados de busca.



Hoje as redes sociais são utilizadas por internautas de todas as idades, e em todo 
mundo. Além dos milhares de internautas presentes nas redes, várias empresas estão 
participando desse ambiente digital.  Hoje o planejamento estratégico para as redes 
sociais é fundamental.   

Boom das mídias Sociais

Após o grande “Boom” das redes sociais em 2010/2011 entramos no ano de 2012 com 
um novo cenário onde as redes sociais deixaram de ser vistas como algo passageiro, 
para desempenhar um papel fundamental como ferramenta de comunicação em 
tempo real. Empresas, usuários, profissionais ou não eles estão na internet e 
acessando as redes sociais.
  

Cuide da sua imagem nas redes sociais

Vez ou outra, os jornais online e offline estão falando sobre o poder das redes sociais 
e como elas tem desenvolvido esse papel no novo cenário da comunicação digital. 
Muitos sabem usar essas ferramentas ao seu favor, porém, tantos outros tem se 
prejudicado bastante com o mal uso dessas ferramentas.
Empresas que se prejudicam em seu mercado por não ter um planejamento 
estratégico no momento da utilização dessa ferramenta, profissionais perdendo os 
seus empregos pela falta de bom senso no momento de “tweetar” ou postar no “face”. 
Abaixo uma pequena discussão sobre os cuidados com o que você fala na internet, e 
como isso pode prejudicar seu trabalho e uma possível contratação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário